Qual o futuro da educação à distância no Brasil?
julho 24, 2020
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O futuro da educação à distancia no Brasil está relacionado à alguns fatores socioeconômicos em que impactam ao acesso da população brasileira às plataformas digitais e tecnológicas.
De acordo com o último Censo 2018, cerca de 1.900.000 pessoas optaram pela educação à distância, enquanto 4.500.000 optaram pela presencial. Todos os balanços indicam que o Brasil terá um exponencial crescimento na educação à distancia enquanto a educação presencial tende a diminuir.
As respostas ao otimismo quanto a educação à distância está relacionada há como o Brasil conseguirá adequar sua infraestrutura tecnológica para dar suporte aos milhões de estudantes espalhados por um país de proporções continentais.
A Saphir Educ, empresa com mais de 26 anos de experiência no ramo educacional apresenta por meio desta análise, algumas questões importantes no cenário de investimento educacional de ensino superior no país e como a crise econômica causada pela pandemia de COVID-19 afetará o setor.
Como a crise educacional afetará as universidades
Para universidades privadas não haverá a entrada de recursos, devido aos alunos não terem verbas para pagar o curso e com isto, poderá ter um aumento no número de desistências. Nas universidades públicas devido aos gastos com a dívida pública não haverá retorno de financiamento Redução na carga horário e salário dos professores e adotar uma metodologia de contratação de trabalho que seja flexível e acessível.
Analistas abordam que o país deverá ter um preparo para esta nova realidade, desta forma arcar com possíveis perdas que poderão ter, a revolução digital poderá alterar o curso de pesquisas de muitos docentes e pesquisadores que utilizam seu trabalho e tem como fonte um financiamento para serem feitos estes estudos pelo governo do país.
Segundo o diretor da Saphir Educ, Dr. Caitano Neto a falta de estrutura do setor educacional no âmbito público e privado, prejudicou o acesso de jovens e adultos ao ensino, durante a pandemia do novo coronavírus e com isso, a perspectiva é a de que seja necessário uma adaptação tecno-comunicacional em escala nacional, pois no Brasil a taxa de desigualdade educacional é muito alta e produz um cenário em que cada região do país exige uma estratégia de desenvolvimento específica.
“É preciso aprender e ensinar a distância porque os professores da rede pública principalmente, eles tem uma dificuldade muito grande porque não foram treinados para isso, não fora, preparados, não houve um planejamento para que eles fossem desenvolver suas tarefas, suas didáticas e hoje eles estão sofrendo muito, a gente vê toda hora as pessoas falando.”
Ainda segundo Caitano Neto, a Saphir Educ, empresa com mais de duas décadas no ramo de educação superior está se preparando para uma jornada a partir de agosto que é o meio do ano letivo para preparar para trazer conhecimento, trazer tecnologia, trazer informações mais apropriadas a todas as classes.
Fatores que contribuem para uma recessão:
A Economia poderá entrar em colapso, de acordo com alguns fatores que determinarão este processo:
Falta de recursos
PIB em recessão
Escassez da mão de obra
As características do ensino à distancia
A educação à distância e que normalmente não é recomendado para crianças e para adolescentes é aquele processo, em que o ensino acontece a partir de um conteúdo organizado, para que aquele educando receba aquilo a distância e possa eventualmente interagir com o conteúdo numa situação que não é igual de sala de aula.
Sob outro ponto de vista haverá o fácil acesso as plataformas digitais em todas as universidades no país, e de certa forma haviam universidades que tinham este modelo de aula, porém não a utilizavam, e, com esta pandemia haverá o desenvolvimento do setor educacional digital, conectando o aluno com as mídias sociais, e terá que repensar nos modelos estruturais adotados pelas universidades e se irá gerar um impacto positivo para as próximas gerações.
A autoridade educacional da União Europeia vem utilizando o termo Aprendizagem Emergencial em Casa para configurar uma situação que não é exatamente EAD. Professores que não estavam preparados e não tinham o planejamento para aulas à distância têm atuado de maneira emergencial para assegurar que crianças e jovens que estão em casa, mantenham os aprendizados já adquiridos e eventualmente avancem um pouco mais nos seus aprendizados.
No caso da rede pública, o que tem sido feito é uma mitigação dos danos que aconteceriam em termos do aumento da desigualdade educacional se nada fosse feito. O brasil tem um sistema educacional profundamente desigual.
Dentro do ambiente virtual a Saphir Educ disponibiliza plataformas digitais de ensino à distância para alunos que residem em regiões de difícil acesso, uma facilidade para que todos possam ter acesso fácil e simplificado ao ensino, e fazendo uma análise como os grandes grupos educacionais irão se posicionar perante este cenário, especialistas abordam pontos cruciais para se entender os déficits a educação sofrerá.
Sobre Dr. Caitano Neto
Nascido em Barra do Corda, um município do estado do Maranhão, Dr. Caitano Neto cresceu em meio à pobreza, alfabetizou-se em escola rural e por vivenciar uma realidade precária e sem acesso à direitos básicos, sempre teve contato com organizações beneficentes. Na início da decada de 1980, Caitano viajou para São Paulo para desbravar a selva de pedra com o objetivo de se desenvolver e mudar o seu status de vida. Hoje ele é o CEO da Saphir Educ, uma holding mista com mais de 10 empresas no grupo. Atualmente a Saphir Educ por meio do Planejamento de Aceleração, busca investidores e parceiros para contribuir com a educação de qualidade no Brasil.
FONTE: segs.com.br
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